sexta-feira, 14 de maio de 2010

Lula em busca do Premio Nobel




Meus amigos

Lula esá querendo ser considerado um estadistas (Quase todos presidentes querem). Tem agora  a sua chance. Quem sabe ele não sonhe com um Prêmio Nobel da Paz. Não acho que seja o caso. Mas, em se tratando do Lula, tudo é possivel
[Não contei com um  revisor para esta matéria . Assim,  perdoem-me eventuais erros ]

Deu  em O GLOBO:

EUA dizem que o Irã usa o Lula para ganhar tempo; e o chanceler francês teme que o presidente esteja sendo embromado por Ahmadinejad. Que Lula é sincero, mas o outro não! (na questão do enriquecimento de urânio pelo Irã

Antes fosse assim!

Pelo andar da carruagem, pelo jogo dos atores e por tudo o que se viu e a que se assistiu, nos últimos meses, Lula estaria "aparentemente" se deixando embromar, enquanto deseja passar a perna em todos. Ele se "deixa-se usar " por Ahmadinejad, na sua busca por visibilidade, importância e poder internacional. O que pode ser meritório, até certo ponto, ponto, num político, se não fosse por envolver a questão espinhosa da irresponsabilidade face á guerra atômica.

Não sei se Lula percebeu nas críticas um elogio à política brasileira de enriquecimento de urânio. Eles consideram o Presidente e o Brasil dignos de confiança, ao contrario aos asiáticos.

E o feitiço pode se virar contar o feiticeiro. Já estão lhe cobrando antecipadamente um preço – testando sua lealdade: um grande dignitário libanês veio, estes dias, ao Brasil, tratar da emigração de refugiados palestino-libaneses para o oeste brasileiro.

Lula reagiu com bravura aos franceses e americanos, desconsiderando os avisos e criticando muito a diplomacia de recados, não deixando, porém de dar ele mesmo o seu. Criticou os EUA e os europeus por não terem conversado previamente, pessoalmente, com o governo do Irã, como ele pretende fazer, viajando a Teeran, em maio. .


Vamos dar um voto de confiança para Lula e esperar para ver no que vai dar. Na visita, ele será recebido pelas autoridades máximas iranianas e pelo presidente do Congresso, embora não pelos lideres da oposição; alegou “não querer se intrometer em assuntos internos de outros países”. Na mesa de negociação está a troca de urânio por combustível, e o processamento do urânio a ser realizada na Turquia - país que esta negociando junto com o Brasil, a paz.. Fato novo, é o Irã desejar explicitamente evitar prováveis sanções  - que viriam inclusive inclusive da Rússia e da China (novidade) - caso as negociações fracassarem


De passagem para o oriente, nada como uma visita rápida à Rússia, com um lindo desfile militar, coroa de flores, etc., para encher os olhos da gente. E uma conferência de imprensa, em que um dignatário russo disse, claramente, que não acredita no sucesso da missão de Lula. Mas, “ como Lula acredita”, ele admite uns 30% de chance. Lula fala em 99%, e confia na sua experiência de negociar como líder sindical.
Fez uma gafe monumental; foi salvo pela péssima tradução para o russo. Disse que, quando adolescente, ficava torcendo para que os russos  perdessem a guerra do Afaganistão - que eles haviam invadido. E que acabaram perdendo  mesmo, após cerca de 10 anos -, graças a ajuda dos americanos aos talibãs. 

A Secretária dse Estado  Hilary Cleantom, num comunicado, tampouco põe fé. 

 

O que me deixa sempre com um pé atrás são as influências de seus conselheiros - o Ministro das Relações Exteriores e do assessor especial, Marco Aurélio Garcia - que não evitam  demonstrar segundas intenções.

Ontem ouvi   Lula dizer “mesmo que fracassar vai ser um sucesso, pois se tentou tudo”...

Se acontecer o pior, não  adianta dizer: , “eu não sabia!”
 Pois é, país rico é ontra coisa!

3 comentários:

rui disse...

oi

rui disse...

AGORA ESTÁ FÁCIL DE POSTAR COMENTÁRIOS

Clik Comentários
Click SIM
Faça o Comentário
Click POSTAR

Tiago Malta disse...

só de pasagem